Na quarta-feira, dia 18/09, as educandas Cecília, Sophia, Luna e Clara, acompanhadas pela educadora Daniele foram até a casa da compositora e cantora de Rap Meire D’Origem para entrevistá-la. As educandas estão estudando temas como Movimento Hip Hop, Cultura de Skate e Funk Music. A ideia de entrevistar uma artista ativa no movimento Hip Hop de São José dos Campos foi uma sugestão da educadora para que as meninas pudessem aprofundar seus conhecimentos nos assuntos estudados através de um bate-papo com alguém que não só entende dos assuntos, mas os vivencia em seu cotidiano.

As meninas leram e assistiram algumas entrevistas antes do encontro para conhecerem o gênero textual entrevista e produziram várias perguntas que foram feitas à autora. Questões como:

Qual a sua maior inspiração para compor? Quais são suas referências? Como é ser mulher e atuar no mundo do Rap e do Hip hop? Qual a história do movimento Hip Hop? O Skate e o Funk fazem parte desse movimento?…Entre outras… Compreenderam que o Rap é um estilo de música que denuncia questões de desigualdade social, violência, desigualdades de gênero e tem um valor cultural e social de extrema importância para as pessoas das periferias das grandes cidades não só do Brasil, mas no mundo inteiro.

Meire D’Origem é rapper desde sua adolescência, porém começou a se desenvolver como cantora na igreja que frequentava. Ainda criança cantava nos cultos religiosos junto com sua família. Na adolescência descobriu o Rap e esse passou a ser o seu “Divan” (como ela mesma diz), onde pode expressar todas seus anseios, revoltas e sentimentos em suas composições. Para ela o Rap é a salvação da juventude da periferia.

Um estilo musical pode ser muito mais do que só diversão e entretenimento e escutar a história da Meire nos leva a compreender a grande importância para a arte na vida das pessoas.